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Processamento da informação e tomada de decisão
- Tempo de reacção (simples e complexa) e tempo de antecipação-coincidência em contextos de actividade física e desportiva, contextos biossociais, grupos diferentes de preferência manual e em populações especiais.
- Atenção e contextos de actividade física e desportiva, contextos biossociais, grupos diferentes de preferência manual e em populações especiais.
- Memória e contextos de actividade física e desportiva, contextos biossociais, grupos diferentes de preferência manual e em populações especiais.
- Relação entre capacidade atencional e velocidade perceptiva na estruturação das respostas motoras.
Transferência de aprendizagem
- Transferência intertarefa, em relação à influência que a prática de uma habilidade motora tem na aprendizagem de outra habilidade motora.
- Transferência intratarefa, em relação à influência que diferentes condições de prática ou de variações da mesma tarefa têm no desempenho dessa habilidade num contexto diferente.
- Transferência bilateral em relação à capacidade de aquisição e performance da mesma tarefa, mas efectuada por um membro oposto.
- TA e variabilidade das condições da prática.
- TA e interferência contextual.
Instrução e demonstração
- Em diferentes contextos (e.g. desportivo, escolar, recreação, reabilitação).
- Em diferentes habilidades motoras (e.g. abertas, fechadas, discretas, seriadas, contínuas, globais, finas).
- Em diferentes populações (e.g. jovens, adultos, crianças, idosos, deficientes, atletas, não atletas).
Conhecimento dos resultados
- Efeito do CR nos processos da transferência da aprendizagem.
- Efeito do CR na tomada de decisão e nos processos de antecipação.
- Relação entre o CR e a variabilidade e distribuição da prática, em função do tipo de habilidade motora.
- Em função do contexto, do indivíduo e do tipo de habilidade motora, estudar os vários parâmetros do CR (e.g. concomitante e terminal; frequência absoluta de CR e frequência relativa; visual e proprioceptivo; compactado, decrescente e diferido).
Variabilidade da prática
- Sob condições regulatórias e condições não regulatórias.
- Com variação da interferência contextual.
Distribuição da prática
- Prática massiva e distribuída e fases da aprendizagem.
- Prática massiva e distribuída em diferentes contextos (clube, escola).
Formas de prática
- Práticas de treino físico em diferentes populações e contextos.
- Práticas de treino mental em diferentes populações e contextos.
Processamento da informação e tomada de decisão
- Práticas de treino físico em diferentes populações e contextos.
- Práticas de treino mental em diferentes populações e contextos.
Controlo postural e a sua relação
com o movimento voluntário
- Ajustamentos posturais antecipatórios em condições instáveis.
- Ajustamentos posturais antecipatórios durante tarefas exigindo tempo de reacção.
- Ajustamentos posturais antecipatórios em populações especiais.
- O papel da informação sensorial nos ajustamentos posturais antecipatórios.
Equilíbrio e controlo motor
- Reconstrução de trajectórias de equilíbrio durante movimentos envolvendo várias articulações.
- Análise dos padrões cinemáticos e dinâmicos durante movimentos envolvendo várias articulações.
- Análise de padrões electromiográficos no enquadramento da relação entre equilíbrio e controlo motor.
Coordenação dos dedos durante
a produção de força
- Sinergias nos vários dedos e nestes entre si durante a produção de força.
- O efeito de perturbações no processamento da informação sobre as sinergias nos vários dedos e nestes entre si.
- O papel dos diferentes grupos musculares na coordenação entre os dedos.
- Coordenação entre os dedos em tarefas envolvendo ambas as mãos.
Coordenação dos dedos durante
a produção de força
- Sinergias nos vários dedos e nestes entre si durante a produção de força.
- O efeito de perturbações no processamento da informação sobre as sinergias nos vários dedos e nestes entre si.
- O papel dos diferentes grupos musculares na coordenação entre os dedos.
- Coordenação entre os dedos em tarefas envolvendo ambas as mãos.
Análise experimental da coordenação motora
- Análise das sinergias motoras em tarefas de alcançar, apanhar, posturais e de produção de força.
- Coordenação motora e aprendizagem das habilidades motoras em diferentes contextos desportivos e escolares.
Diferenças individuais e
aprendizagem motora
- Evolução, forma e ritmo de aprendizagem ao longo das várias fases de aprendizagem de uma habilidade motora em função do sexo, da idade, do tipo de preferência lateral, dos factores biossociais e desportivos.
Habilidades motoras
- Aprendizagem e performance em contextos desportivos.
- Aprendizagem e performance em contextos escolares.
- Aprendizagem e performance em populações especiais.
- Habilidades motoras e factores de interferência.
- Habilidades motoras e parâmetros biomecânicos.
Desordens motoras e reabilitação
- Controlo da postura e do movimento na doença de Parkison.>
- Coordenação motora nos indivíduos com Síndroma de Down.
- Controlo postural e coordenação dos dedos em indivíduos em fase de reabilitação cardíaca.
- Problemas gerais da reabilitação motora.
Assimetria motora funcional, assimetria motora dinâmica e aprendizagem motora
- Em diferentes contextos de performance desportiva.
- Em diferentes contextos biossociais.
- Em diferentes contextos culturais.
- Em populações especiais.
- Intervenção no contexto escolar.
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