, FADEUP

Áreas e linhas gerais de investigação

A investigação no LACM pretende construir uma ponte entre a teoria e a prática no que respeita ao estudo da aprendizagem e performance das habilidades motoras.

Pretende-se aplicar as teorias da AM às situações de um mundo "mais real", para daí determinar a sua generalização. A pesquisa é efectuada em dois campos: o terreno e o laboratório.


Processamento da informação e tomada de decisão
Transferência de aprendizagem
Instrução e demonstração
Conhecimento dos resultados
Variabilidade da prática
Distribuição da prática
Formas de prática
Controlo postural e a sua relação com o movimento voluntário
Equilíbrio e controlo motor
Coordenação dos dedos durante a produção de força
Análise experimental da coordenação motora
Diferenças individuais e aprendizagem motora
Habilidades motoras
Desordens motoras e reabilitação
Assimetria motora funcional, assimetria motora dinâmica e aprendizagem motora

Processamento da informação e tomada de decisão

  • Tempo de reacção (simples e complexa) e tempo de antecipação-coincidência em contextos de actividade física e desportiva, contextos biossociais, grupos diferentes de preferência manual e em populações especiais.
  • Atenção e contextos de actividade física e desportiva, contextos biossociais, grupos diferentes de preferência manual e em populações especiais.
  • Memória e contextos de actividade física e desportiva, contextos biossociais, grupos diferentes de preferência manual e em populações especiais.
  • Relação entre capacidade atencional e velocidade perceptiva na estruturação das respostas motoras.


Transferência de aprendizagem

  • Transferência intertarefa, em relação à influência que a prática de uma habilidade motora tem na aprendizagem de outra habilidade motora.
  • Transferência intratarefa, em relação à influência que diferentes condições de prática ou de variações da mesma tarefa têm no desempenho dessa habilidade num contexto diferente.
  • Transferência bilateral em relação à capacidade de aquisição e performance da mesma tarefa, mas efectuada por um membro oposto.
  • TA e variabilidade das condições da prática.
  • TA e interferência contextual.


Instrução e demonstração

  • Em diferentes contextos (e.g. desportivo, escolar, recreação, reabilitação).
  • Em diferentes habilidades motoras (e.g. abertas, fechadas, discretas, seriadas, contínuas, globais, finas).
  • Em diferentes populações (e.g. jovens, adultos, crianças, idosos, deficientes, atletas, não atletas).


Conhecimento dos resultados

  • Efeito do CR nos processos da transferência da aprendizagem.
  • Efeito do CR na tomada de decisão e nos processos de antecipação.
  • Relação entre o CR e a variabilidade e distribuição da prática, em função do tipo de habilidade motora.
  • Em função do contexto, do indivíduo e do tipo de habilidade motora, estudar os vários parâmetros do CR (e.g. concomitante e terminal; frequência absoluta de CR e frequência relativa; visual e proprioceptivo; compactado, decrescente e diferido).


Variabilidade da prática

  • Sob condições regulatórias e condições não regulatórias.
  • Com variação da interferência contextual.


Distribuição da prática

  • Prática massiva e distribuída e fases da aprendizagem.
  • Prática massiva e distribuída em diferentes contextos (clube, escola).


Formas de prática

  • Práticas de treino físico em diferentes populações e contextos.
  • Práticas de treino mental em diferentes populações e contextos.


Processamento da informação e tomada de decisão

  • Práticas de treino físico em diferentes populações e contextos.
  • Práticas de treino mental em diferentes populações e contextos.


Controlo postural e a sua relação com o movimento voluntário

  • Ajustamentos posturais antecipatórios em condições instáveis.
  • Ajustamentos posturais antecipatórios durante tarefas exigindo tempo de reacção.
  • Ajustamentos posturais antecipatórios em populações especiais.
  • O papel da informação sensorial nos ajustamentos posturais antecipatórios.


Equilíbrio e controlo motor

  • Reconstrução de trajectórias de equilíbrio durante movimentos envolvendo várias articulações.
  • Análise dos padrões cinemáticos e dinâmicos durante movimentos envolvendo várias articulações.
  • Análise de padrões electromiográficos no enquadramento da relação entre equilíbrio e controlo motor.


Coordenação dos dedos durante a produção de força

  • Sinergias nos vários dedos e nestes entre si durante a produção de força.
  • O efeito de perturbações no processamento da informação sobre as sinergias nos vários dedos e nestes entre si.
  • O papel dos diferentes grupos musculares na coordenação entre os dedos.
  • Coordenação entre os dedos em tarefas envolvendo ambas as mãos.

Coordenação dos dedos durante a produção de força

  • Sinergias nos vários dedos e nestes entre si durante a produção de força.
  • O efeito de perturbações no processamento da informação sobre as sinergias nos vários dedos e nestes entre si.
  • O papel dos diferentes grupos musculares na coordenação entre os dedos.
  • Coordenação entre os dedos em tarefas envolvendo ambas as mãos.

Análise experimental da coordenação motora

  • Análise das sinergias motoras em tarefas de alcançar, apanhar, posturais e de produção de força.
  • Coordenação motora e aprendizagem das habilidades motoras em diferentes contextos desportivos e escolares.

Diferenças individuais e aprendizagem motora

  • Evolução, forma e ritmo de aprendizagem ao longo das várias fases de aprendizagem de uma habilidade motora em função do sexo, da idade, do tipo de preferência lateral, dos factores biossociais e desportivos.

Habilidades motoras

  • Aprendizagem e performance em contextos desportivos.
  • Aprendizagem e performance em contextos escolares.
  • Aprendizagem e performance em populações especiais.
  • Habilidades motoras e factores de interferência.
  • Habilidades motoras e parâmetros biomecânicos.

Desordens motoras e reabilitação

  • Controlo da postura e do movimento na doença de Parkison.>
  • Coordenação motora nos indivíduos com Síndroma de Down.
  • Controlo postural e coordenação dos dedos em indivíduos em fase de reabilitação cardíaca.
  • Problemas gerais da reabilitação motora.

Assimetria motora funcional, assimetria motora dinâmica e aprendizagem motora

  • Em diferentes contextos de performance desportiva.
  • Em diferentes contextos biossociais.
  • Em diferentes contextos culturais.
  • Em populações especiais.
  • Intervenção no contexto escolar.